quarta-feira, 25 de abril de 2012

A História de Sadako Sassaki

      No dia 6 de agosto de 1945 os Estados Unidos lançou sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, a primeira bomba atômica! Arrasou com a cidade.
     A bomba caiu a poucos quilômetros da casa da menina Sadako Sassaki. Na época, ela tinha dois 
anos.
     A mãe de Sadako conseguiu salva-la da explosão, mas durante a fuga as duas receberam a chuva radioativa que caiu após o ataque.
     Quando tinha 12 anos, Sadako ficou doente e os médicos diagnosticaram leucemia (câncer no sangue) devido a radiação nuclear a que foi exposta.
     Internada no hospital, ela recebeu a visita de uma amiga que lhe contou a lenda dos mil TSURUS de papel. Sadako se empogou e começou a fazer as dobraduras, mentalizando a sua cura. A sua doença agravava-se a cada dia.
     A menina começou a pedir pela  PAZ  MUNDIAL. Sadako dobrou até 964 Tsurus. No dia 25 de outubro de 1955 ela morreu. Seus colegas de escola dobraram os restantes de Tsurus até chegar nos mil e depositaram junto ao seu corpo no caixão.

     A notícia da história de Sadako se espalhou pelo Japão e pelo mundo.  Estudantes de mais de 3.000 Escolas do Japão e de 9 escolas de  outros países  iniciaram uma campanha para a construção de um monumento em Hiroshima em sua memória e das outras milhares de crianças que morreram, ficaram feridas ou estavam doentes em decorrência da bomba. 
     Em 05 de maio de 1958 foi inaugurado em Hiroshima, no Parque da Paz, o Monumento da Paz das Crianças com a Estátua de Sadako erguendo um origami de tsuru.
Todo ano, no dia 06 de agosto, considerado Dia da Paz, milhares de pessoas enviam tsurus ou visitam o monumento e depositam ali milhares de origami de tsurus, para mostrar que a esperança e o desejo de dias melhores ainda existem no nosso planeta.
Fontes: 
http://vitorigami1.blogspot.com.br/search/label/A%20hist%C3%B3ria%20de%20Sadako
http://www.tsuru.pt/blog/2008/07/histria-de-sadako.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário